domingo, maio 27, 2007

Galeria Arte Periférica


Exposição de Mário Vela
Informações Aqui

Mário Vela revela «Cambio de Piel» em Lisboa
Mário Vela, pintor contemporâneo espanhol, regressa a Lisboa para apresentar a nova exposição intitulada «Cambio de Piel», alusiva à alteração na forma de pintar do artista. A exposição estará aberta ao público até 22 de Junho, na Galeria Arte Periférica do Centro Cultural de Belém (CCB).

A inovação reside na forma da pincelada, mais fluida e com fundos mais escuros, que dão um toque plástico às figuras. Estas pinturas mantêm a tendência da última exposição apresentada na Galeria Arte Periférica, os olhares fora da órbita das figuras, referência habitual e característica do artista. Encontram-se ainda referências da exposição «Mundo Optimista» e a sensação transmitida pelas figuras em «Cuando se para el tiempo».

«Procuro a pincelada directa, definitiva, mesmo que tenha que apagá-la mil vezes até acertar. As figuras isoladas pintam-se em séries, para que cada pessoa encontre coisas que não encontra na anterior e, quando há mais do que uma figura, é muito importante a forma como se posicionam, se abraçam ou conectam», explica Mário Vela.

A maioria das figuras aumentou de tamanho e predominam os quadros com um só indivíduo. As figuras posicionam-se num espaço neutro de uma só cor e não estão ambientadas numa paisagem, quanto muito há umas pinceladas envolventes.

Mário Vela expõe 33 quadros nesta edição, onde inclui a série «Escalas» apresentada na exposição colectiva de Dezembro na Galeria Selón, em Madrid. Nela apresentam-se cinco obras de formato quadrado de tamanhos diferentes, que crescem em escala e com referência a sucessivas etapas da vida.

Este é o décimo ano em que Mário Vela expõe as suas obras na Galeria Arte Periférica do CCB e celebra simultaneamente a sua sétima exposição individual. O artista marca presença em várias exposições colectivas e participou nos últimos dez anos na Fac (Feira de Arte Contemporânea de Lisboa) e em três edições da ARCO (Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid).